NUA

NUA é um trabalho que nasce do encontro entre as artistas do corpo Raiça Bomfim e Nirlyn Seijas, e marca a primeira parceria criativa entre os coletivos Gameleira Artes Integradas e Deslimites Mediações Artísticas. Tendo a dança como principal território para a criação e movidas por uma série de perguntas, entre as quais, “como dançar as intensidades que atravessam o corpo?” e “como dar voz aos abismos que nos habitam?”, Nua se constrói na interação entre os corpos nus de mulheres (Raiça e Nirlyn) e pedras. O processo criativo foi composto por encontros nos quais as artistas se propunham a escavar em si movimentos e sons retesados no tempo.

 

Desses encontros, surgiram dispositivos e elementos que permeiam uma série de disposições poéticas, traduzidas nas seguintes frases: Estar nua. Retornar à pedra. Mergulhar-se em pedra. Descansar na pedra. Sonhar a pedra. Acordar os silêncios da pedra. Escutar o duro silêncio. Soltar a voz profunda. Sussurrar o magma. Recordar. Estar dentro e desejar. Brotar. Levantar-se, fogo que a pedra riscou. Torcer a própria existência. Bater à porta do chão. Alargar os contornos. Tremer. Girar. Mover as pedras do corpo. Mover os vazios à volta. Atirar-se pedra. Rachar.

Ficha Técnica

 

Criação e Performance: Nirlyn Seijas e Raiça Bomfim (Deslimites Mediações Artísticas e Gameleira Artes Integradas)
Colaboração criativa e composição de pedras em cena: Felipe Benevides e Lenine Guevara
Colaboração criativa e composição de pedras durante o processo criativo: Maju Passos
Iluminação: Ana Brandão e Moisés Victório
Montagem e operação de luz: Ana Brandão, com o apoio de Felipe Benevides e Lenine Guevara
Olhares e partilhas durante o processo criativo: Brisa Morena, Herman Dephius, Leonardo França, Ludmilla Cavalcante, Naiara Rezende, Neemias Santana, Olga Lamas, Patrícia Leitão, Priscila Gina Jorge, Saulo Moreira, Thiago Cohen e Vavá Oliveira.

Fotografias: Benedito Cirilo, João Rafael Neto e Patrícia Almeida

Histórico

Estreia e temporada na Casa Rosada, Salvador, em março e abril de 2019.

 

Participação no IC, Encontro de Artes (encontro internacional de artes, realizado anualmente em Salvador, Bahia, Brasil desde 2006, com coordenação e curadoria da Dimenti Produções Culturais, em parceria com a Associação Conexões Criativas (ACC).

DSC_8441.JPG